A coleção didática adotada na Educação Infantil foi avaliada segundo critério que garante progressão, alinhamento e transição para o Ensino Fundamental. Os campos da experiência (BNCC) são norteadores da organização estrutural do trabalho pedagógico. Esses campos permitem a concretização de uma proposta coesa, pois facilita a organização dos assuntos de forma ampla e abrangente.
O EU, O OUTRO E O NÓS (OE). | Respeitar e expressar sentimentos e emoções. Atuar em grupo e demonstrar interesse em construir novas relações, respeitando a diversidade e solidarizando-se com os outros. Conhecer e respeitar regras de convívio social, manifestando respeito pelo outro. |
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS (CG). | Reconhecer a importância de ações e situações do cotidiano que contribuem para o cuidado de sua saúde e a manutenção de ambientes saudáveis. Apresentar autonomia nas práticas de higiene, de alimentação, do vestir-se e do cuidado com o seu bem-estar, valorizando o próprio corpo. Utilizar o corpo intencionalmente com criatividade, controle e adequação e como instrumento de interação com o outro e com o meio. Coordenar suas habilidades manuais. |
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS (CG). | Discriminar os diferentes tipos de sons e ritmos e interagir com a música, percebendo-a como forma de expressão individual e coletiva. Expressar-se por meio das artes visuais, utilizando diferentes materiais. Relacionar-se com o outro empregando gestos, palavras, brincadeiras, jogos, imitações, observações e expressão corporal. |
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS (CG). | Identificar e nomear adequadamente os objetos e comparar suas propriedades, estabelecendo relações entre eles. Utilizar o vocabulário relativo às noções de grandeza (maior, menor, igual etc.), espaço (dentro e fora) e medidas (comprido, curto, grosso, fino) como meio de comunicação de suas experiências. Utilizar unidades de medida (dia e noite, dias, semanas, meses e anos) e noções de tempo (presente, passado e futuro; antes, agora e depois), para responder à necessidade e às questões do cotidiano. Identificar e registrar quantidades por meio de diferentes formas de representação (contagens, desenhos, símbolos, escritas de números, organização de gráficos básicos etc.). |
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS (CG). | Expressar ideias, desejos e sentimentos em distintas situações de interação. Argumentar e relatar fatos oralmente, em sequência temporal e causal, organizando e adequando sua fala ao contexto em que é produzida. Ouvir e compreender, contar, recontar e criar narrativas. Conhecer diferentes gêneros e portadores textuais, demonstrando compreensão da função social da escrita e reconhecendo a leitura como fonte de prazer e informação. |
• Aulas de Dança, Capoeira, Educação Física, Inglês e Ensino Religioso.
• Metodologias ativas.
• Momento da fruta.
• PP - Projetos pedagógicos.
• Plantão de atendimento aos pais.
• Coordenação pedagógica especializada.
• Assessoria de monitora nas salas.
• Música interdisciplinar.
• Salas com ar condicionado.
• Monitoria através de câmeras.
• Programa Literatura Viva.
• Programa bilíngue.
• Projetos Literários.
• Aulas de desenvolvimento das Competências Socioemocionais, a fim de estimular o pensamento crítico e a criatividade, permitindo que nossos alunos tornem-se pessoas mais realizadas, profissionais mais capacitados e cidadãos mais conscientes.
• Desenvolve a aprendizagem sólida e eficaz do Inglês, no qual o idioma é integrado a outras áreas do conhecimento e alinhados a BNCC. Os materiais estimulam o protagonismo dos alunos no aprendizado e o desenvolvimento motor. 5 aulas semanais, de segunda a sexta-feira
Zênite Baby
Maternal I
Maternal II
13h às 17h20
Educação Infantil I e II
Matutino
7h às 11h30
Educação Infantil I e II
Vespertino
13h às 17h30
• Coral.
• Badminton.
• Dança.
• Capoeira.
• Pensamento Computacional.
• A.A - Atividade de aperfeiçoamento.
• Aulões temáticos para o 5° ano.
• Concurso de Redação.
• Olimpíada da tabuada.
• EZEF KIDS - a partir do 2° ano.
• Projeto de leitura.
• Meio ambiente.
• Cálculos matemáticos.
• Estudos do meio.
• Momentos cívicos.
• Datas comemorativas.
• Aulas de apoio pedagógico de Língua Portuguesa e Matemática.
• Plataforma Pitágoras - com atividades, material didático e videoaulas.
• Conteúdos alinhados conforme a Base Nacional Curricular Comum.
• Avaliação Diagnóstica da Rede Pitágoras - a partir do 3º ano.
Desenvolve a aprendizagem sólida e eficaz do Inglês, no qual o idioma é integrado a outras áreas do conhecimento e alinhados a BNCC. Nossos materiais promovem o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos de forma significativa.
5 aulas semanais, de segunda a sexta-feira.
Programa Socioemocional para desenvolvimento das Competências Socioemocionais, a fim de estimular o pensamento crítico e a criatividade, permitindo que nossos alunos tornem-se pessoas mais realizadas, profissionais mais capacitados e cidadãos mais conscientes.
• Matutino
7h às 11h30 - 2 dias na semana.
7h às 12h15 - 3 dias na semana.
• Vespertino
13h às 17h30 - 2 dias na semana.
13h às 18h15 - 3 dias na semana.
É uma longa fase que vai da infância à adolescência sendo marcada por intenso crescimento físico, mudanças psicológicas, novas experiências e novas exigências. Representa a continuidade do que se iniciou na Educação Infantil, perpassando pelo Fundamental Anos Iniciais, porém, inegavelmente, implica mais estudo e ampliação de responsabilidades. O hábito de estudos consolida-se nessa fase e será determinante para o sucesso no Ensino Médio e na universaidade. O sucesso passa pelo Colégio Zênite.
• Os eixos dos valores humanos - cristão, cidadão e ético - permeiam todo o projeto educacional.
• Construção de habilidades e competências indispensáveis às exigências educacionais, profissionais e relacionais do mundo atual, no qual o aluno deve reunir condições de aprender sempre.
• Prática educativa de reconhecida eficiência e eficácia.
• Programa Socioemocional para desenvolvimento das Competências Socioemocionais, a fim de estimular o pensamento crítico e a criatividade, permitindo que nossos alunos tornem-se pessoas mais realizadas, profissionais mais capacitados e cidadãos mais consciente.
• Maralto - os alunos recebem livros paradidático onde são abordados temas importantíssimos para a formação intelectual dos adolescentes. Em cada livro estão a marca e os valores de um projeto editorial revelados nas autorias e temas que conectam com o programa de formação leitora e outros campos das artes visuais, artes plásticas, contextualização sócio-econômico-cultural e sócio emocional, vertentes exigidas pela BNCC.
7h10 às 12h20 - - Segunda a sexta-feira.
• Comunicação próxima com a família / responsáveis;
• Aulas Recuperação de Conteúdo (Língua Portuguesa e Matemática);
• Plataforma de Educação SAS e Aplicativo de Comunicação - ambiente que dá acesso à agenda diária, boletim escolar, circulares, atividades pedagógicas e calendários.
Acontecem semanalmente. São atividades extras elaboradas pelos professores para maior fixação dos conteúdos, visando reforço na disciplina estudada.
Através de projetos, os estudantes desenvolvem um papel ativo na construção do conhecimento, onde o processo de aquisição do saber é mais importante que o próprio saber. Os projetos possibilitam as diferentes áreas e seus conceitos interagindo os conhecimentos distintos com o objetivo, dando sentido a eles.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas - é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática - SBM.
O aluno Zênite conta com Avaliação Diagnóstica e Avaliações Acadêmicas Sistemáticas, que são atividades extras elaboradas pela equipe de professores do SAS- Sistema Ari de Sá.
É acompanhado diariamente pelo professor e coordenação, com o registro, em folhas personalizadas contidas em uma pasta vermelha/preta, das tarefas que não são feitas pelos alunos, para acompanhamento pedagógico.
A partir de um tema específico e inovador, o aluno precisa ser capaz de elaborar um texto altamente criativo e bem conectado, utilizando, é claro, conhecimentos prévios adquiridos em toda a vida escolar.
Desde 2016, o 9° ANO do Colégio Zênite é caracterizado como PRÉ-MÉDIO, visto que todas as práticas metodológicas desse ano escolar aproximam-se das previstas para o Ensino Médio. Além disso, atualmente, a autonomia, os relacionamentos e as habilidades desenvolvidas proporcionam condições de vencerem desafios mais complexos.
Dessa forma, o educando fortalece-se ainda mais nas áreas do conhecimento e apresenta um desempenho mais produtivo na etapa seguinte, o Ensino Médio. Para fortalecer o fazer pedagógico, muitos professores do Ensino Médio são os professores do 9º ANO/PRÉ-MÉDIO, trazendo uma nova linguagem aos alunos.
O trabalho contínuo do Ensino Fundamental tem como foco preparar o aluno para ser um eterno aprendiz: aprender a aprender ao longo de sua jornada estudantil, profissional e pessoal. Tudo isso aliado ao exercício diário de valores morais, cristãos, sociais, respeito e cidadania tanto nas aulas quanto na convivência diária.
Utilizando o Sistema Educacional Ari de Sá - SAS - o aluno dispõe de material didático de excelência, de uma plataforma com produtos e serviços dos mais elevados padrões de qualidade. Nosso objetivo é capacitar o aluno para que ele possa alcançar resultados expressivos e enfrentar desafios nos âmbitos educacional e pessoal.
Maralto - Com a parceria Zênite e Maralto, os alunos recebem livros paradidático onde são abordados temas importantíssimos para a formação intelectual dos adolescentes. Em cada livro estão a marca e os valores de um projeto editorial revelados nas autorias e temas que conectam com o programa de formação leitora e outros campos das artes visuais, artes plásticas, contextualização sócio-econômico-cultural e sócio emocional, vertentes exigidas pela BNCC.
7h10 às 12h30 - Segunda a sexta-feiras
Atividades semanais elaboradas pelos professores com objetivo de maior fixação dos conteúdos visando à recuperação paralela, contribuindo como reforço a mais na disciplina estudada.
Durante o ano letivo, acontecem projetos que propiciam ao aluno um aprendizado mais agradável e aprofundamento de assunto mais relevante.
As excursões, visitas pedagógicas, aulas de campo também são planejadas e desenvolvidas no decorrer do ano, contribuindo como aliadas à tarefa de educar.
Trata-se de uma atividade lúdica e desafiadora que une aprendizado e prática. Além disso, valoriza o trabalho em grupo - cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações - e promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões.
Uma solução de tecnologia digital para facilitar a vida de professores e alunos dentro e fora das salas de aula, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet.
Programa Socioemocional para desenvolvimento das Competências Socioemocionais, a fim de estimular o pensmento crítico e a criatividade, permitindo que nossos alunos tornem-se pessoas mais realizadas, profissionais mais capacitados e cidadãos mais conscientes
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas - é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática - SBM.
A partir de um tema específico e inovador, o aluno deve ser capaz de elaborar um texto criativo e bem estruturado, utilizando conhecimentos prévios adquiridos na vida escolar.
• Avaliação Diagnóstica SAS - Avaliação do Sistema Ari de Sá (SAS) com a proposta de traçar um diagnóstico nas disciplinas de português e matemática. Contemplando 24 questões de cada matéria, a prova é realizada de forma on-line nos espaços multimídia do Colégio.
• Avaliação Acadêmica Sistemática SAS - 1ª, 2ª & 3ª Edição - Programa de Avaliação Educacional do Sistema SAS tem como foco a avaliação de habilidades cognitivas, tomando como base os conteúdos trabalhados nas disciplinas que compõem o currículo escolar do Ensino Fundamental Anos Finais.
• Atividade Física – Modalidades abordadas durante o ano: Badminton; Futsal; Ginástica Artística; Handeboll; Peteca & Voleibol.
• CPC - Controle do Para Casa - É acompanhado diariamente pelos docentes, coordenação pedagógica e orientação disciplinar.
Estamos nos referindo a um importante momento. É nessa fase que as escolhas, que já começavam a ser delineadas nos anos anteriores, vão se configurar. É também nessa fase que os alunos aproximam-se de desafios mais complexos. Representa o período de consolidação dos conteúdos - sociocultural, emocional e intelectual - que vão atingir o seu ápice ao final da Educação Básica.
Nesse momento, a bagagem construída configura-se como um grande diferencial para o alcance de bons resultados. Neste nível de ensino, os alunos recebem todo suporte teórico e ferramentas necessárias, por meio de uma grade curricular ampla e diversificada, para que estejam alinhados às exigências dos mais concorridos vestibulares do país e do ENEM.
O Colégio Zênite incentiva a realização dos processos de avaliação seriada (PAS) em Universidades Federais e Particulares. No PAS os alunos realizam avaliações por etapas, podendo garantir sua vaga nas melhores universidades do país sem a necessidade de fazerem o vestibular tradicional ou ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio.
Ainda que, nessa fase, os alunos já sejam bastante autônomos, uma sólida formação não se constrói apenas no espaço escolar. A participação e o acompanhamento dos pais são fundamentais, seja pelo site, pelo App IsCoolApp (recurso ágil e moderno de comunicação), ou pela relação família-escola, estabelecida pela coordenação pedagógica. As tarefas, aulas e verificações são ferramentas necessárias no desenvolvimento intelectual; portanto, os pais são informados e conscientizados sobre o andamento desses requisitos. O compromisso educacional do Colégio Zênite é oferecer aos alunos qualidade de ensino e seriedade, formando pessoas conscientes e empreendedoras, sem perder a leveza e os encantos dessa fase da juventude.
7h10 às 12h30 Segunda a sexta-feira.
Sistema Ari de Sá - SAS: material didático de excelência e plataforma de estudos e serviços com os mais elevados padrões de qualidade e alinhados às exigências dos principais e mais concorridos vestibulares do país.
Atividades semanais elaboradas pelos professores com objetivo de maior fixação dos conteúdos visando à recuperação paralela, contribuindo como reforço a mais na disciplina estudada.
Durante o ano letivo, as metodologias ativas acontecem nos projetos, que propiciam ao aluno um aprendizado mais agradável e aprofundamento de assuntos mais relevantes.
As excursões, visitas pedagógicas, aulas de campo também são planejadas e desenvolvidas no decorrer do ano, contribuindo como aliadas à tarefa de educar.
Tratam-se de atividades lúdicas e desafiadoras que unem aprendizado e prática. Além disso, valorizam o trabalho em grupo - cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações - e promovem o diálogo e o respeito a diferentes opiniões.
Uma solução de tecnologia digital para facilitar a vida de professores e alunos dentro e fora das salas de aula, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet.
Com a parceria Zênite e Maralto, os alunos recebem livros paradidático onde são abordados temas importantíssimos para a formação intelectual dos adolescentes. Em cada livro estão a marca e os valores de um projeto editorial revelados nas autorias e temas que conectam com o programa de formação leitora e outros campos das artes visuais, artes plásticas, contextualização sócio-econômico-cultural e sócio emocional, vertentes exigidas pela BNCC.
A partir de um tema específico e inovador, o aluno deve ser capaz de elaborar um texto criativo e bem estruturado, utilizando conhecimentos adquiridos na vida escolar.
• Avaliação Diagnóstica SAS - Avaliação do Sistema Ari de Sá (SAS) com a proposta de traçar um diagnóstico nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Contemplando 24 questões de cada matéria, a prova é realizada de forma on-line nos espaços multimídia do Colégio.
• Avaliação Acadêmica Sistemática SAS - Programa de Avaliação Educacional do Sistema SAS tem como foco a avaliação de habilidades cognitivas, tomando como base os conteúdos trabalhados nas disciplinas que compõem o currículo escolar do Ensino Fundamental II.
• Olimpíadas SAS - Trata-se de uma prova em nível nacional cujo objetivo é fazer uma verificação do nível de aprendizado e assimilação dos conteúdos até então trabalhados em sala de aula.
• OBMEP - A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas - é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática - SBM.
• Atividade Física - Badminton; Futsal; Ginástica Artística; Handeboll; Peteca & Voleibol.
• CPC Controle do Para Casa - É acompanhado diariamente pelos docentes, coordenação pedagógica e orientação disciplinar.
• Projeto de Vida - Aliado Ao Novo Ensino Médio (BNCC)O projeto contribui para a formação socioemocional e preparação para o futuro profissional do educando.
• Simulado SAS Enem - 1ª Série: Três simulados on-line; 2ª Série: Dois simulados on-line e um presencial & 3ª Série: Seis Simulados Presenciais, seguindo a dinâmica de aplicação e conteúdos que possuem a maior possibilidade de serem abordados no Exame Nacional do Ensino Médio.
• Simulado SAS UNICAMP - Aplicado de forma on-line para os alunos da 3ª Série.
• Simulado SAS FUVEST - 1ª & 2ª Edição - Aplicados de forma on-line para os alunos da 3ª Série.