Estamos nos referindo a um importante momento. É nessa fase que as escolhas, que já começavam a ser delineadas nos anos anteriores, vão se configurar. É também nessa fase que os alunos aproximam-se de desafios mais complexos. Representa o período de consolidação dos conteúdos - sociocultural, emocional e intelectual - que vão atingir o seu ápice ao final da Educação Básica.

Nesse momento, a bagagem construída configura-se como um grande diferencial para o alcance de bons resultados. Neste nível de ensino, os alunos recebem todo suporte teórico e ferramentas necessárias, por meio de uma grade curricular ampla e diversificada, para que estejam alinhados às exigências dos mais concorridos vestibulares do país e do ENEM.

O Colégio Zênite incentiva os processos de avaliação seriada em Universidades Federais e Particulares no Processo de Avaliação Seriada, onde os alunos realizam avaliações por etapas, podendo garantir sua vaga nas melhores universidades sem a necessidade de fazer o vestibular tradicional ou ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio.

Ainda que, nessa fase, os alunos já sejam bastante autônomos, uma sólida formação não se constrói apenas no espaço escolar. A participação e o acompanhamento dos pais são fundamentais, seja pelo site, pelo App IsCoolApp (recurso ágil e moderno de comunicação), ou pela relação entre família - escola, estabelecida pela coordenação pedagógica. As tarefas, aulas e verificações são ferramentas necessárias no desenvolvimento intelectual; portanto, os pais são informados e conscientizados sobre o andamento desses requisitos. O compromisso educacional do Colégio Zênite é oferecer aos alunos qualidade de ensino e seriedade, formando pessoas conscientes e empreendedoras, sem perder a leveza e os encantos dessa fase da juventude.

HORÁRIO DE AULAS

7h10 às 12h30 Segunda a sexta-feira.


MATERIAL DIDÁTICO SAS

Sistema Ari de Sá - SAS: material didático de excelência e plataforma de estudos e serviços com os mais elevados padrões de qualidade e alinhados às exigências dos principais e mais concorridos vestibulares do país.

AA-ATIVIDADE DE APERFEIÇOAMENTO

Atividades semanais elaboradas pelos professores com objetivo de maior fixação dos conteúdos visando à recuperação paralela, contribuindo como reforço a mais na disciplina estudada.

PROJETOS INTERDISCIPLINARES

Durante o ano letivo, as metodologias ativas acontecem nos projetos, que propiciam ao aluno um aprendizado mais agradável e aprofundamento de assuntos mais relevantes.

As excursões, visitas pedagógicas, aulas de campo também são planejadas e desenvolvidas no decorrer do ano, contribuindo como aliadas à tarefa de educar.

Tratam-se de atividades lúdicas e desafiadoras que unem aprendizado e prática. Além disso, valorizam o trabalho em grupo - cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações - e promovem o diálogo e o respeito a diferentes opiniões.

GOOGLE FOR EDUCATION

Uma solução de tecnologia digital para facilitar a vida de professores e alunos dentro e fora das salas de aula, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet.

PROGRAMA SOCIOEMOCIONAL - PROGRAMA SEMENTE

Programa Socioemocional para desenvolvimento das Competências Socioemocionais, a fim de estimular o pensmento crítico e a criatividade, permitindo que nossos alunos tornem-se pessoas mais realizadas, profissionais mais capacitados e cidadãos mais conscientes.

CONCURSO DE REDAÇÃO

A partir de um tema específico e inovador, o aluno deve ser capaz de elaborar um texto criativo e bem estruturado, utilizando conhecimentos adquiridos na vida escolar.

ATIVIDADES EXTRAS:

• Avaliação Diagnóstica SAS - Avaliação do Sistema Ari de Sá (SAS) com a proposta de traçar um diagnóstico nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Contemplando 24 questões de cada matéria, a prova é realizada de forma on-line nos espaços multimídia do Colégio.

• Avaliação Acadêmica Sistemática SAS - Programa de Avaliação Educacional do Sistema SAS tem como foco a avaliação de habilidades cognitivas, tomando como base os conteúdos trabalhados nas disciplinas que compõem o currículo escolar do Ensino Fundamental II.

• Olimpíadas SAS - Trata-se de uma prova em nível nacional cujo objetivo é fazer uma verificação do nível de aprendizado e assimilação dos conteúdos até então trabalhados em sala de aula.

• OBMEP - A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas - é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática - SBM.

• Atividade Física - Badminton; Futsal; Ginástica Artística; Handeboll; Peteca & Voleibol.

• CPC Controle do Para Casa - É acompanhado diariamente pelo aluno representante de sala e coordenação

• Projeto de Vida - Aliado Ao Novo Ensino Médio (BNCC)O projeto contribui para a formação socioemocional e preparação para o futuro profissional do educando.